Diário de uma Grávida

Diário de uma grávida : Primeiro Trimestre!

Oi pessoal !
Fiquei muito na dúvida de como eu faria esse post, se em vídeo ou em texto.
Achei que video ficaria mais pessoal porém eu poderia esquecer de falar alguma coisa e talvez ficasse um pouco longo.
Enfim, aqui estamos para o primeiro “Diário de uma Grávida”! ❤ primeiro tri

O tema de hoje é o Primeiro trimestre de gestação que vai de 4 a 12 semanas.
Eu descobri que estava grávida com 5 semanas ( 1 mês e uma semana). 
Foi uma coisa muito interessante, eu senti que deveria fazer um teste pq já estava prevendo a gravidez. Eu e meu marido já queríamos ter um bebê, embora mesmo assim a gente levou um baita susto quando deu positivo o exame. Fiz 2 testes e ambos deram positivos, eu não sabia se eu ria ou chorava ou as duas coisas. É muito difícil descrever a sensação, porque por mais que fosse meu sonho ser mãe e eu estivesse disposta a isso, eu fiquei meio passada na hora.
Posso dizer que é como um Mix de sentimentos, você vê tudo que sempre quis se tornar real e ao mesmo tempo não sabe se está pronta pra viver o que vem pela frente. Depois do meu super susto, liguei pro Will e pedi pra ele vir pra casa urgente. Ele veio e eu mostrei os dois testes pra ele, ai ficamos os dois em choque. Ele não estava acreditando e foi na farmácia comprar mais 2 testes, e depois mais um… resumindo a história, depois de 5, isso mesmo CINCO testes de farmácia e um exame de sangue com resultados positivos tivemos a certeza que nosso bebê estava a caminho. Depois que a ficha caiu foi só alegria!

Finalmente conseguimos entender o que estava acontecendo com a gente e se tornou algo incrível. Contamos para os nossos pais, nós embalamos os testes pra presente e entregamos pra eles, foi uma surpresa muito legal ! Nós decidimos manter a gravidez entre nós pelo período de 3 meses.

O primeiro trimestre de gravidez é um período delicado pra mulher e pro bebê, onde muitas coisas estão acontecendo e é um período de um certo risco. Por esse motivo, preferimos passar em segredo pelo primeiro trimestre, e contar só no segundo onde todas as chances de perda e outras coisas já tinham desaparecidos. Foi uma decisão conjunta e muito bem acertada, tivemos tempo de amadurecer a ideia e aproveitar enquanto era uma coisa só nossa. desenvolvimento-do-bebe-primeiro-trimestre-gravidezMeu primeiro trimestre foi bem tranquilo, graças a Deus! Pra não dizer que não tive sintomas, eu tive sim. Vários, porém não todos no mesmo dia. Eu tive ( e continuo tendo) refluxo, uma coisa que nunca tinha me acontecido antes, tive tonturas e por fim tive enjoo. Mas não a ponto de vomitar, isso só aconteceu 2 vezes. Meu enjoo vinha e eu comia alguma coisa, logo ele passava. As vezes era ao contrário, ele vinha depois de comer, mas logo sumiu. No geral, eu fiquei muito bem na maior parte do tempo. Em relação ao meu peso, não tive nenhuma alteração até agora. Espero manter assim até o fim da gestação. Pronto! Muita gente vai pensar que se eu não engordar é porque o bebê não está crescendo e estou me alimentando mal.
O que acontece é que as mulheres engordam na gravidez pra criar uma reserva de gordura para uso do bebê e para produção do leite. Porém as mulheres que já estão acima do peso ideal, já tem uma quantidade de reserva de gordura suficiente e não precisaria engordar, porém existe uma tabela que aponta os quilos máximos que se pode ganhar para uma gravidez saudável.

O sobrepeso na gravidez é algo muito perigoso e pode ocasionar inúmeros problemas na gestação, como diabetes gestacional. Por isso que conversar com a sua médica e fazer um controle de ganho de peso é o mais indicado a ser feito.untitled1Como toda grávida eu tive desejo, porém até agora eu só tive UM desejo e não pude e nem vou saciá-lo. Tive vontade de comer hot dog! Mas eu sei que a salsicha é um dos piores alimentos do mundo e pra mulheres grávidas é pior ainda. Todos os embutidos devem ser evitados na gestação. Por esse motivo eu vou esquecer que tive vontade e vou me saciar com outras coisas, rs…meses-x-semana-gravidezLista de coisas para fazer no primeiro Trimestre:

  • Confirmar a gravidez
  • Começar a tomar ácido fólico ( indicado para começar a ser usado antes de ficar grávida )
  • Estude seu convênio Médico
  • Escolha o médico que fará seu pré Natal
  • Marque sua primeira consulta
  • Faça os exames do primeiro trimestre ( vou deixar uma lista no próximo post)
  • Pare de fumar e corte 100% das bebidas alcoólicas
  • Diminuía a cafeína
  • Não tome remédios sem consultar seu médico
  • Mantenha uma alimentação saudável
  • Faça um estoque de lanchinhos saudáveis para carregar na bolsa
  • Durma cedo
  • Aprenda a contar a gestação em semanas
  • Comece a pensar no nome
  • Converse com seu marido sobre a nova fase
  • Acompanhe o desenvolvimento do bebê ( tem aplicativos ótimos pra isso)
  • Crie intimidade com o bebê ( dedique um tempo para pensar no seu bebezinho )
  • Compre lingerie nova ( sutiã de sustentação e calcinha de algodão ) ciclo-gestacionalNo próximo Diário de uma grávida vou falar sobre a alimentação na gravidez. O que pode e o que não pode comer nesse período e quais os alimentos super indicados para as gravidinhas. Nesse próximo post vou falar sobre o ácido fólico e as vitaminas que estou tomando e também vou dar algumas ideias de sucos saudáveis para as mamães que amam sucos como eu.   

Espero que tenha sido útil para as futuras mamães de primeira viagem como eu!
Beijos (duplos) de luz!

Deixe um comentário

