Diário de uma Grávida

Diário de uma Grávida : Alimentação

O segundo “Diário de uma Grávida” é sobre Alimentação.
Um ponto extremamente importante na gestação.resize-500x334_gravida-cozinhando-113479 Mas como prometido no post anterior, vou deixar aqui os principais exames a serem feitos no primeiro trimestre. ( Faça o acompanhamento com um médico de sua confiança e faça todos os exames que ele recomendar.)
– Hemograma Completo
– Coombs indireto
– Glicemia em jejum
– Sobrecarga simples
– Sódio, potássio, uréia, creatinina
– TGO/ TGP
– Anticorpo anticardiolipina / Anticoagulante lúpico
– FAN
– Dosagem de 25 hidroxi vitamina D
– TSH/ T4 livre
– Anticorpo anti tireoglobulina /  anticorpo anti-tireóide
– Sorologia toxoplasmose, sarampo.
– Sorologia varicela
– Urina tipo 1
– Urocultura com antibiograma
– HIV
– Hepatite B e C
– Rubeola
– Sífilis
– USG Morfológico de primeiro trimestre ( entre 11 e 14 semanas)

O primeiro fator importante da alimentação é o que NÃO COMER.
Muita gente não faz ideia das coisas que são proibidas para as mulheres grávidas, por isso começo dizendo aquilo que devemos cortar da nossa dieta.

– Canela (aumento o risco de aborto)
– Cafeína
– Coca Cola
– Carnes cruas ou mal passada
– Ovo com gema mole
– Peixes e frutos do mar crus, como ostras e Sushi.
– Queijos de casca branca, como brie e camembert
– Queijos com fungos como roquefort e gorgonzola
– Queijos tipo frescal (minas) que podem ser feitos com leite não pasteurizado.
– Bife de fígado e miúdos
– Cação, peixe-espada e tubarão, que podem conter altos níveis de mercúrio.
– Bebidas alcoólicas
– Castanhas e nozes ( se alguém da família for alérgico
– Presunto cru e carpaccio
– Sorvetes artesanais que possam ter sido feito com leite não pasteurizado.
– Embutidos
– Saladas cruas em lugares públicos

Muitos dos alimentos citados acima podem causar doenças como toxoplasmose, 
Os principais riscos da Toxoplasmose Neonatal são prematuridade, baixo peso, coriorretinite pós-maturidade, estrabismo, icterícia e hepatomegalia. Se a infecção ocorreu no último trimestre da gravidez, o recém-nascido pode apresentar, principalmente, pneumonia, miocardite ou hepatite com icterícia, anemia, plaquetopenia, coriorretinite e ausência de ganho de peso, ou pode permanecer assintomático. Quando ocorre no segundo trimestre da gestação, o bebê pode nascer prematuramente, mostrando sinais de encefatite com convulsões, pleocitose do líquor e calcificações cerebrais. Pode apresentar a tétrade de Sabin: microcefalia com hidrocefalia, coriorretinite, retardo mental e calcificações intracranianas. 

Agora vamos falar dos alimentos que são melhores para as gravidinhas!
gestante121 ) Fibras

A ingestão de fibras na gravidez é indispensável. Grávidas sofrem muito com prisão de ventre, por isso a fibra é uma aliada.

2 ) Ovos
Os ovos contém mais de 12 vitaminas e minerais, além de ser uma boa fonte de proteínas que são essenciais para a produção de células no corpo do bebê. Também são ricos em colina, um nutriente que promove o crescimento do bebê e sua saúde cerebral.

3)Feijão
O feijão é um alimento completo, ele é fonte de proteínas, ferro, cálcio, magnésio, zinco, vitaminas, carboidratos e fibras. Porém para algumas mulheres ( como eu ) o feijão pode ser infelizmente um alimento causador de azia. Se isso acontecer, substitua o feijão por grão – de – bico ou lentilha.

4) Pão Integral
Vitaminas, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro. Além das fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

5) Aveia
Auxilia no sistema imunológico, é rica em fibras solúveis, que reduzem as taxas de colesterol ruim (LDL).

6) Iorgute
Proteína e Cálcio, vitais para a construção das células do bebê, formação dos ossos e dentes. As bactérias presentes no iogurte são excelentes para equilibrar a flora intestinal. Se combinar com aveia então, fica uma delícia ! Além de ajudar muito a não se sentir inchada.

7) Couve manteiga
É uma excelente fonte de vitamina E, ácido fólico e potássio. Além do alto teor de vitamina C, que aumenta a capacidade de absorção de vitaminas no organismo.

8) Carne bovina Magra
Entre elas o patinho, é muito indicado para a prevenção da anemia, uma doença bem comum na gestação, que pode causar mal-estar e cansaço. Conta com vitaminas do complexo B, em especial a B12, essencial no desenvolvimento do sistema nervoso.
O patinho é uma carne que contribui para o crescimento saudável de músculos, órgãos e todos os tecidos em formação do bebê.

9) Laranja
Possui grande quantidade de vitamina C, aumenta a absorção de ferro, é fonte de minerais como cálcio e fósforo. Funciona bem como regulador intestinal. Porém seu consumo deve ser moderado para não sobrecarregar o fígado do bebê. Um copo de suco de laranja natural possui 6 laranjas, o que é muito para ser absorvido por um bebê tão pequeno, por isso escolha comer a fruta, em quantidades reduzidas como uma por dia no máximo.

10) Frutas 
Morango, Pêra, Maçã, Laranja, Limão, entre outras são ricas fontes de vitaminas e colaboram para uma alimentação mais saudável. São excelentes opções de lanche.df6afdbe277e269fa9ae18e6838853b0Além desses alimentos, inclua na sua dieta fontes de ferro e cálcio. Procure ter uma alimentação equilibrada e não passe mais de 3hr sem comer. Tenha opções saudáveis de lanche na bolsa. Outra observação relevante é o consumo de água. É recomendado no mínimo 2L de água por dia. Alimentação-durante-a-gravidez1Sou muito apaixonada por sucos, por isso na gravidez eu estou amando fazer várias combinações. Vou deixar aqui os meus sucos preferidos pra vocês: 

Suco 1 – IMG_9047água de coco
couve
maçã verde
morango

Suco 2 – IMG_9277laranja
morango
hortelã

Suco 3 – IMG_9274Linhaça
Couve
Laranja
Maçã Verde

Suco 4 – 
Beterraba
Limão

Também é recomendado para as grávidas a ingestão do ácido fólico e de um polivitaminico. Recomenda-se que o ácido fólico comece a ser tomado antes da gravidez, quando a mulher já pensa em ficar grávidas nos próximos meses, algumas ginecologistas recomendam o consumo. No meu caso, vou continuar tomando até o fim da gestação porque eu tenho um tipo de anemia hereditária, então preciso tratá-la.
Estou tomando também o suplemento Materna. Converse com seu médico sobre qual é o indicado pra você. vitamina-materna-1

Espero ter dado dicas úteis para as gravidinhas de plantão!
Cuidem-se muito, pois gerar uma vida merece todo cuidado ❤

Beijos ( duplos ) de Luz!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s